terça-feira, 30 de junho de 2015

Sempre de Bom Ânimo

Temos Sempre Bom ânimo
(2 Coríntios 5:6)
[Nota do redator: Este artigo apresenta uma posição pouco comum, que pode até discordar de outros artigos que temos publicado ou que publicaremos futuramente. Está incluso aqui, não como a palavra final, nem como alguma declaração doutrinária. O nosso propósito é incentivar o estudo da palavra, e este artigo apresenta argumentos bíblicos dignos de consideração.]
O povo de Deus pode ser encontrado em um destes dois lugares. Todos eles. Até o último deles, solitário. Sem exceção! Ponto final! (Fui bem claro sobre este ponto até aqui?)
Onde são esses dois lugares? Bem, todo filho de Deus está ou sobre a terra esperando para ir e ficar em casa com o Senhor, ou já está em casa com o Senhor. Por essa razão, os filhos de Deus têm "bom ânimo".
Este é o ponto de Paulo aos Coríntios. Ou estamos "em casa no corpo" e "ausentes do Senhor" ou estamos "em casa com o Senhor" e "ausentes do corpo".
O texto
"Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor, visto que andamos por fé, e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor. É por isso que também nos esforçamos, quer presentes quer ausentes, para lhe ser agradáveis. Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo" (2 Coríntios 5:6-10).

De bom ânimo
"... portanto, sempre de bom ânimo" (2 Coríntios 5:6,8). O céu não era somente o destino de Paulo. Tinha-se, também, tornado sua motivação. A esperança do céu deu a Paulo a força e a coragem das quais ele necessitava para agüentar e vencer.
A palavra "ânimo" aqui vem do grego "tharhountes". Significa ser ousado e confiante. Uma palavra do grego muito semelhante é "tharseo". Pode ser traduzida como "tomar coragem" ou "tomar ânimo" que significa "não tenha medo!" ou "coragem!".
Isto descreve bem uma das bênçãos que homens e mulheres de fé recebem do Senhor quando permitem que sua fé se torne o que deve ser. Essa fé permite ao cristão dizer "confiantemente" "O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?" (Hebreus 13:6).

No corpo - fé
"... sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor, visto que andamos por fé, e não pelo que vemos..." (2 Coríntios 5:6-7).
No presente, vivemos pela fé nas promessas de Deus. "Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" (Hebreus 11:1). A palavra "certeza" significa "evidência" ou "substância, " O que isto significa é que enquanto vivemos pela fé em coisas não vistas, não vivemos por uma fé quimérica, ou seja, não baseada em nenhuma evidência. Nossa fé tem sido substanciada e é razoável, não é cega nem irracional.
A melhor evidência da realidade de nossa fé no que não é visto é o que tem sido visto, especialmente a ressurreição de Jesus da sepultura. Porque ele vive, e foi realmente visto vivo por muitos, temos certeza de que nossa fé é viável (1 Coríntios 15:1-8; 1 João 1:1-3).
Mas ainda é fé, porque ainda não fomos estar com o Senhor. Nem podemos, nestes corpos de carne e osso. Ainda não recebemos as promessas de nosso novo lar. Mas temos como nossa esperança, motivação e destino, um lar com o Senhor, esperando por nós.

Em casa com o Senhor - vista
"... sempre bom ânimo ,... visto que andamos por fé, e não pelo que vemos.... preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor" (2 Coríntios 5:7-8).
Meu estudo das Escrituras leva-me a crer que, quando os justos morrem, vão imediatamente à presença do Senhor, e que têm sido assim desde a ascensão de Jesus ao céu. Antes da morte de Cristo iam para um lugar de espera, mas agora eles vão diretamente a sua presença. Mas não estarão completos até a ressurreição, quando serão reunidos com seus corpos que, por sua vez, serão transformados em corpos espirituais. Agora mesmo, os justos mortos são espíritos desincorporados, ou almas, esperando por seus novos corpos. Contudo, eles estão conscientes na presença do Senhor.

Observe o seguinte:
As Escrituras indicam que quando Jesus se levantou e ascendeu, alguma coisa mudou no estado dos justos mortos. Eles deixaram o Hades e foram conduzidos por Jesus quando ascendeu de volta a Deus (Mateus 27:52-53; Efésios 4:8-10).
Nosso texto, bem como estas outras passagens, indica que, quando morrem, os justos vão estar com o Senhor (Atos 7:59; Filipenses 1:23; Apocalipse 6:9-11).
Quando Jesus retornar, trará consigo as almas dos justos mortos, o que indica que elas já estarão com ele. Nesse tempo, elas serão reunidas com seus corpos que serão mudados num piscar de olhos (1 Tessalonicenses 4:14; 1 Coríntios 15:42-44,50-52).
Então, os justos serão levados por Jesus ao Pai, não mais como corpos desincorporados, mas agora equipados com novos corpos espirituais por meio dos quais poderão gozar plenamente as bênçãos dos redimidos através de toda a eternidade (1 Coríntios 15:24; 2 Coríntios 5:4-5).
Assim, por ora, Paulo esperava que quando morresse sua alma iria estar com Jesus para esperar a ressurreição. Com sua vitória na eternidade garantida e suas lutas encerradas, e na presença de seu Senhor e Salvador, Paulo diz que "estar ausente do corpo e em casa com o Senhor" é algo que ele preferia a permanecer no corpo. Mas, como sempre, nossa atitude deverá ser "não como eu quero, mas como tu queres". Buscamos cumprir o propósito de Deus quando fazemos nossa corrida na terra. Mas quando a vida já fez sua corrida, não seremos desencorajados quando vivemos e morremos pela fé.

Base de nosso bom ânimo
"É por isso que também nos esforçamos, quer presentes quer ausentes, para lhe ser agradáveis. Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo" (2 Coríntios 5:9-10).
Naturalmente, a base de nossa esperança está nas promessas de Deus. Mas conquanto isto seja verdade, é também verdade que estas promessas de um dia estarmos em casa com o Senhor não são incondicionais. São condicionadas à nossa resposta adequada à graça. A escolha de viver ou morrer não nos pertence, mas a escolha do que fazer com nossas vidas sim. Homens e mulheres que têm fé, têm-na como sua ambição de agradar ao Senhor, agora e para sempre.
A palavra "esforçar", que aparece no versículo 9, vem da palavra grega philotimoumenta. É um verbo que significa "visar, honrar, aspirar". Torna-se nosso empenho em agradar ao Senhor pelo nosso viver, percebendo que seremos julgados nessa base. Mas nosso labor se torna um labor de amor quando percebemos que a meta de nossos esforços é um lar com Deus. Quem quer que sugira que aqueles na graça de Deus são julgados por algo diferente dos atos que tiverem praticado no corpo, "bons ou maus", estão em erro (Romanos 2:5-11).
O que isto significa é que precisamos obedecer ao evangelho e continuar a andar na luz. Quando não cumprimos, precisamos arrepender-nos e pedir perdão. Pela graça e amor de Deus, temos certeza de perdão se continuarmos a andar na luz (1 João 1:6 - 2:1).
Mas "andar na luz" não deverá ser problema para alguém que se esforça para agradar ao Senhor em todas as coisas, pois seus mandamentos não são opressivos. De fato, este é o segredo de manter "bom ânimo", andar pela fé, e esperar pelo dia quando a fé se tornará vista. A vida, mesmo durante os tempos mais tempestuosos, é vivida melhor pela fé. Sim, agora se pode encontrar o povo de Deus em dois lugares, mas a hora está chegando quando eles serão todos encontrados num único lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário