domingo, 27 de março de 2016

A Família e o Evangelho

LEVANDO O EVANGELHO A SUA FAMÍLIA

Marcos 16:15 - Jesus mandou: “Ide por todo mundo, proclamai o evangelho a toda criatura.” Nós lemos estas palavras, nos levantamos para obedecê-las, abrimos os olhos para ver o mundo, e eis, quem é que vemos em nossa frente? É a nossa própria família. Alguns dizem que o lugar mais difícil para se evangelizar é em casa. Mas por que? Deveria ser o melhor lugar, mais fácil, mais oportuno. Jesus foi criado numa família de descrentes! Pelo menos seus irmãos eram, mas eles se converteram. Tiago e Judas demoraram mas chegaram. Jesus conquistou sua própria família!
Meu novo irmão ou irmã em Cristo, evangelize a sua família! Mas como? Pense nisso: Que sucesso Jesus teria se Ele fizesse parte da sua família? Que efeito Ele teria na sua família se Ele fosse você? Pensando em sua família, quem pode resistir a Jesus? Os que resistem a Jesus não tem esperança. Então, para você penetrar a sua família com o evangelho, você simplesmente precisa ser e fazer como Jesus. Deixe a sua família conviver com Cristo através de você. Mais que isso ninguém pode fazer.
Tudo que Cristo falou sobre o evangelismo do mundo se aplica as nossas famílias, só que é mais perto de casa. Se você não está tendo um impacto na sua família, talvez seja por causa da sua própria visão do cristianismo e da igreja.
APROXIME –SE E NÃO SE AFASTE DA SUA FAMÍLIA
O evangelho deve nos aproximar ao mundo e não nos afastar do mundo. Os símbolos da igreja que Jesus usou enfatizam o evangelismo: sal, luz e fermento. Mas por que? O que é que todos estes três têm em comum? A resposta é que cada um penetra! O sal penetra e dá um novo sabor, a luz penetra e dá nova iluminação, o fermento penetra e dá novo poder.
SEJA FERMENTO (Mateus 13:13)
Nós não podemos ser apenas fermento guardado no pacotinho na prateleira do armário da cozinha. O fermento tem que fazer contato, ele tem que penetrar na massa. Penetrando na massa, o fermento perde a sua identidade, mas veja o resultado - um pão gostoso! Passe na frente da padaria na hora em que estão tirando o pão do forno, dá vontade de parar, entrar e comprar um pão. Assim é o cristão que penetra em sua família com a presença de Jesus Cristo.
SEJA SAL (Mateus 5:13)
E se o sal ficar no saleiro? De novo, podemos ser sal puro mas nunca saindo do saleiro, não sendo aplicado na comida. Se formos assim, não daremos o sabor do evangelho às nossas famílias. Faça purê de batata sem sal e veja como fica sem sabor. Mas coloque um pouco de sal no purê, misture bem e muitas pessoas vão experimentar o purê e decidir -“Eu gosto de purê!” Assim também os membros da sua família, vendo a sua vida, exclamem: “Eu gosto da vida cristã!”
SEJA LUZ (Mateus 5:14-16)
Não coloque a sua luz em baixo de um cesto, a luz tem que iluminar o ambiente onde você mora.
APLICAÇÃO PRÁTICA
Como proceder? Como penetrar? Como ter um impacto em nossa própria família? Seja sal, fermento e luz! Veja alguns exemplos bem práticos:
Contato - É importante passar tempo, conversar, fazer atividades, ter intercâmbios e experiências mútuas. Às vezes os pais de cristãos reclamam: “Meu filho não tem mais tempo para nossa família, nunca o vejo. Ele sempre está fazendo algo com as pessoas da igreja, mas não tem tempo para nós.” Às vezes os maridos descrentes falam a mesma coisa. Cuidado para não deixar isso acontecer. Penetre na sua própria família como luz, fermento e sal.
Temperamento Controlado pelo Espírito Santo - Não se envolva em brigas, contendas e confusões na sua família. Quando os seus pais brigam, o que fazer? Entrar na briga? Tomar um lado contra o outro? Não! Lembre-se que “uma resposta branda desvia o furor”. A presença do Espírito Santo produz o seu fruto que é a paz (Gálatas 5:22). Melhor seria dar bons conselhos bíblicos e dar também um bom exemplo, mas procurar o memento adequado para isso.
Insista nos Princípios Cristãos - (Isaías 55:8,9) Deus nos chama a um caminho mais alto. A mãe de uma moça cristã insistia que ela se vestisse de modo indecente, mas a filha recusou. O pai de um rapaz cristão queria levá-lo a uma prostituta para ter a experiência, mas o filho recusou. Há irmãos que se levantam e saem da sala porque a família insiste em assistir novelas imorais. Estes irmãos estabeleceram os seus valores mais altos. Se você colocar Jesus em primeiro lugar, nunca vai perder. Se colocar Jesus em segundo lugar, nunca vai ganhar. Não ganhará a sua família para Cristo, praticando o pecado só para agradá-la.
Praticar a Hospitalidade - Veja o exemplo de Jesus em João 1:38,39. Quando Jesus tinha uma casa, Ele levou André e outros para passar o dia com Ele. Isso é importante para evangelismo, é uma maneira de fazer contato. Mas qual é a aplicação na família? É simples; o que é hospitalidade senão abrir sua vida, tempo, casa e coisas para compartilhar e repartir com os outros. Tem uma aplicação especial na família, procure oportunidades especiais para abrir a sua vida, seu quarto, suas coisas, sua roupa, compartilhe o que tem. Alguns são menos hospitaleiros com a família que com pessoas de fora. “Não use a minha roupa”. “Quem mexeu na minha gaveta?” “Cadê o meu lápis?” “Quem comeu o meu chocolate?” e assim a briga começa. Isto não convêm ao cristão.
Seja Acessível e Disposto - Jesus veio ao mundo para servir, isto é, suprir as necessidades dos outros. Ele nos deixou com a mesma missão. Olhe para o mundo (sua família). Veja quando alguém sofre ou se machuca, fique perto para aplicar o remédio, dar conforto, servir.
Somos servos do Senhor, colocados em casas cheias de pessoas necessitadas. Vamos servir ou não? Seremos acessíveis, abertos, transmitindo que os braços estão abertos ou vamos construir barreiras entre as pessoas da nossa própria família? De novo, para você penetrar a sua família com o evangelho, você simplesmente precisa ser e fazer como Jesus. Deixe a sua família conviver com Cristo através de você. Mesmo assim, não há garantia que a sua família se converterá mas, mais que isso ninguém pode fazer.
Para Fazer:
Anote algumas atividades boas que você pode fazer com os membros da sua família.
Anote alguns momentos importantes quando você deve estar com a sua família.
Quem na sua família está precisando de sua ajuda?
Anote alguns maus hábitos da sua família que você deve rejeitar.
Anote algumas coisas que você tem que pode compartilhar com os membros da sua família.


Para mais subsídios veja: http://evangelhoavivado.blogspot.com.br/p/blog-page_472.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário