terça-feira, 22 de novembro de 2016

A Carreira Cristã


A Carreira Cristã 

O capítulo 12 do livro de Hebreus nos mostra sobre a carreira cristã de uma maneira abrangente. Para entendermos sobre essa carreira devemos entender o contexto em que a carta foi escrita. O contexto mostra que um grupo de judeus tinham abandonado o judaísmo e abraçado a fé na pessoa de Cristo,
 por causa disso, estavam sendo perseguidos por causa da sua fé. É diante disso que o autor mostra a carreira cristã.

1. Nuvem de Testemunha. Hb 12:1 
O autor descrever uma nuvem de testemunha, essas pessoas são as que estão no capítulo 11 do livro de Hebreus, os heróis da fé. Pessoas que diante do sofrimento não abandonaram sua fé e foram 
recompensadas pela presença de Deus. O autor cita o exemplo desses 
heróis para incentivar os irmãos judeus diante do sofrimento.

2. Desembaraçando - nos de todo peso e pecado que nos rodeia. Hb 12:1 
Nessa parte, o autor mostra que na carreira cristã enfrentamos obstáculos. Um dos obstáculos que poderia atrapalhar os irmãos, podia ser o medo diante dos problemas, o medo iria paralisá-los na caminhada (Hb 10:38,39) e a amargura que muitas vezes leva ao desânimo e desobediência 
(Hb12:15). Por isso, o autor encoraja os irmãos a não deixar que esses embaraços venham atrapalhar a sua caminhada.

3. Corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Hb 12:1 
Aqui a carreira cristã é comparada com as competições atléticas dos gregos, onde as pessoas corriam rumo a um objetivo. O autor está mostrando para os irmãos que eles não deveriam parar diante das 
perseguições por seguir a Cristo, mas sim, de perseverar e não perder o foco na caminhada.

4. Olhando para Jesus o Autor e Consumador da fé. Hb 12:2,3 
Apesar de ser mostrado uma nuvem de testemunha como exemplo para fortalecer a fé dos irmãos. Agora o autor mostra exemplo maior a ser seguido, Jesus Cristo. Ele é o exemplo de fé, de
perseverança em meio ao sofrimento. O autor mostra que Cristo suportou tais contradições dos 
pecadores (Hb12:3). Assim eles deveriam suportar as aflições que estavam passando. 

5. A disciplina do Senhor diante do sofrimento. Hb12:4-13 
Nessa parte do texto o autor vai mostrar aos irmãos que Deus corrige a quem Ele ama. Não era para eles ficarem desanimados diante da correção do Senhor e nem desprezar a disciplina de Deus. 
A disciplina mostra o amor de Deus, e Ele disciplina por meio do sofrimento, visando o bem dos seus filhos, porque Deus é pai, e todo pai disciplina seus filhos. O autor mostra os benefícios da disciplina que são: perseverança (Hb 12:7), participante da Sua santidade (Hb 12:10), frutos de justiça 
(Hb 12:11). No texto é mostrado que quando Deus corrige, no momento não é de alegria, mas depois ele irá produzir frutos para a glória de Deus. E só recebe a disciplina quem é filho. Por isso os irmãos deveriam entender que todo o sofrimento era Deus permitindo para o bem deles.
Podemos concluir que na carreira cristã sempre vamos enfrentar obstáculos, como o pecado, 
perseguições, seja qual for o tipo de sofrimento. Nós devemos diante dessa carreira olhar somente 
para Jesus que é o autor e consumador da fé. 

Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário