segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Momentos marcantes no final da Vida do Apóstolo Paulo - Parte 2 de 6: O Drama da Solidão - Por Leonardo Pereira



´´Procura vir ter comigo depressa; Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia`` (2 Timóteo 4:9,10).

Os últimos versículos do Apóstolo Paulo, mencionam pontos importantes para a vida de Timóteo, e para as nossas vidas. Não somente em decorrência de sua captura, e do seu consequente martírio, como também a certeza de que Deus estava dirigindo a vida deste grande missionário, Doutor dos gentios, Embaixador em cadeias (At 20.20,28; 1Tm 2.7; Ef 6.20).  Dos versos 6 à 8 do capítulo 4 de 2ª Timóteo, ele fala de sua futura partida rumo à Pátria Celestial, sua entrega ao Senhor, e que verdadeiramente combateu o bom combate. Continua ainda dizendo que a Coroa da Justiça lhe está guardada, e que naquele grande dia o Senhor, reto juiz, o dará à ele e aos que amam a sua vinda. 

Paulo tinha certeza em que ele tinha fé, e aonde era o seu verdadeiro destino: O Encontro com o Senhor para todo o sempre. Mas este homem nos apresenta as suas necessidades, pois à partir do verso nove, ele abre o seu coração para nós, mostrando do que sente falta, do que precisa, e do que necessita. Ele pede à Timóteo para que ele venha o mais depressa possível, pois ele estava sozinho, solitário, pois Demas o abandonou, Crescente e Tito possivelmente foram em missão evangelísticas:  

´´ Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia`` (2 Timóteo 4:9,10).

A Palavra Demas só aparece três vezes na Bíblia (Cl 4.14; Fl 1.24; 2 Tm 4.10). Na primeira vez que aparece, é só o nome dele a segunda vez, é um coperador, na terceira vez, amou o presente século e foi embora. Pessoa que começa bem, que até prossegue, mas que não persevera até o fim. É doloroso sofrer o drama da solidão. Olha-se para um lado e para o outro e não há amigos. Paulo sofreu a solidão, no momento em que ele mais precisava de companheiros. Não é fácil sofrer a solidão, o sentimento de estar sozinho, solitário, sem ninguém para abraçar e se alegrar em companhia. Gente precisa de Deus, mas gente também precisa de gente. Que sejamos pessoas dispostas à estar na companhia daqueles que são importantes para nós e vice-versa.

Que Deus os abençoe e até a próxima semana, se o Senhor permitir.

Por Leonardo Morais Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário