quinta-feira, 13 de abril de 2017

Mulheres Direcionadas por Deus: 6 - Joquebede - Uma Mulher Sábia





Sobre Joquebede, pouco sabemos. Era descendente de Levi, portanto, da mesma tribo de Anrão, seu esposo. Ela é citada pelo nome apenas duas vezes. Mas é talvez a única mãe na Bíblia que tem a oportunidade de ver três filhos servindo a Deus em uma missão exclusiva deles.

O início de seu cuidado com Moisés

Comecemos pela primogênita Miriã – ainda menina, seguiu a orientação da mãe para proteger seu irmãozinho ameaçado de morte pelo Faraó (Êxodo 2. 4 e 7). É uma das profetisas (Êxodo 15.20), e uma líder sobre o povo de Israel (Miqueias 6.4). Uma filha que toda a mãe gostaria de ter!
Vejamos o que aconteceu com o caçula, Moisés. Nascido em um tempo de perseguição ordenada pelo rei, que quer matar todos os recém-nascidos do sexo masculino. A mãe corajosa é ouvida por Deus e ele sobrevive (Êxodo 2. 1-9). A mãe o educa enquanto é criança, e o entrega à princesa que o adota como filho (Êxodo 2.10). Deus prepara o futuro líder do povo de Israel na sua Palavra, nas ciências da cultura egípcia, em um período no deserto, tudo dentro do plano para a libertação de Israel da escravidão.

Os frutos de seu cuidado

E ainda temos o filho do meio, Arão. Três anos mais velho do que Moisés, vem a ser o seu companheiro direto diante de Faraó para conduuzir o povo de Deus à Terra Prometida. Não só um porta-voz (Êxodo 4. 14-16), mas principalmente o sumo sacerdote, designado por Deus, com a sua descendência para sempre (1 Crônicas 23.13). Ministério que atravessará cerca de dezesseis séculos, até a vinda do Messias, o Grande Sacerdote por toda a eternidade (Hebreus 9.11).
Joquebede e seu esposo Antão ocupam poucas linhas da Bíblia. Mas a fé que seu lar transmitiu aos três filhos é um exemplo para todos os lares hoje. Agora sabemos quem é Joquebede!

Nenhum comentário:

Postar um comentário