quarta-feira, 19 de abril de 2017

Mulheres Direcionadas por Deus: 8 A Senhora eleita (2ª Epístola de João) - Uma mulher protetora do lar



Aparentemente a "senhora eleita" era mesmo uma senhora crente. "O presbítero à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade" (2 Jo 1:1). A carta é escrita para encorajá-la em sua fidelidade na criação dos filhos para o Senhor e também para alertá-la de alguns perigos de engano que são comuns à vida cristã. Mas, por estar hoje no volume da inspiração divina a que temos acesso, a carta é também dirigida a cada um de nós.

Esta parece ser também a opinião de outros que comentaram a passagem, como William MacDonald:

"A expressão 'a senhora eleita' não é tão fácil de explicar. Três pontos de vista são comumente encontrados. (1) Alguns acreditam que a senhora eleita seja a igreja, em outra parte conhecida como a Noiva de Cristo, ou uma igreja local em particular. (2) Outros pensam que a carta tenha sido endereçada à 'eleita Kyria' - o nome dela seria Kyria, que pode ser o equivalente grego do nome aramaico Marta (ambos significam 'senhora'). (3) Outros acham que João está escrevendo para uma anônima senhora cristã, que como todos os outros crentes está entre os eleitos de Deus escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo.

"Nós preferimos o último ponto de vista, e sinto que é especialmente significativo que esta advertência contra os mestres anti-cristãos seja encontrada em uma carta dirigida a uma mulher. O pecado entrou pela primeira vez no mundo por Eva ter sido enganada por Satanás. 'A mulher, sendo enganada, caiu em transgressão' (1 Tm 2:14). Paulo fala de falsos mestres que fazem um apelo especial às mulheres, falando dos que 'se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade'(2 Tm 3:6-7). Ainda hoje, as falsas religiões visitam as casas durante o dia, quando o homem da casa geralmente está fora, no trabalho. As crianças precisam de ser alertadas contra os falsos mestres também".

Hamilton Smith comentou assim:

"Nesta Segunda Epístola o apóstolo dirige-se a uma pessoa, a senhora eleita, e a seus filhos. Ele fala, portanto, de nossa responsabilidade individual. Sua motivação em escrever esta carta de advertência era o amor ao qual outros que tinham conhecido a verdade viriam a se juntar dentro do círculo cristão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário