quarta-feira, 17 de maio de 2017

A Grande Comissão


No capítulo 28:10 de Mateus temos a ressurreição de Jesus. Após ressuscitar, Jesus encontra seus discípulos na Galileia e fala para eles acerca da grande comissão. Essas foram as palavras que Jesus
dissera aos seus discípulos:

E, aproximando-se Jesus, falou lhes, dizendo: Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. 

(Mt 28:18-20).

Diante desse texto, quero aqui destacar alguns pontos importante para o nosso aprendizado. 

1. O que é a Grande Comissão ?
Primeiramente devemos entender o que é a grande comissão. No sentido mais prático, podemos dizer que, a grande comissão é uma responsabilidade delegada à igreja de pregar o evangelho a todas as nações, expandir o reino de Deus por meio das boas novas. 

2. O ide de Jesus.
Jesus disse aos seus apóstolos após sua ressurreição, que todo poder foi dado a Ele no céu e na terra ( Mt 28: 18 ). Cristo estava dizendo que, a grande comissão procede de sua autoridade. Por isso, Jesus disse: portanto ide ( v 19 ). Porque Ele estaria protegendo eles nessa missão e ela só daria certo por meio dessa autoridade.

3. Fazei Discípulos.
Jesus disse em Mt 28:19, fazei discípulos de todas as nações. A palavra fazei discípulos, quer dizer ensinar ou treinar. O Senhor Jesus, estava enviando seus discípulos como mestres e treinadores por todas as nações. Antes Cristo tinha dito para eles irem primeiro as ovelhas perdidas de Israel, e não aos gentios ( Mt 10:5,6 ), agora depois da sua ressurreição ordena aos apóstolos que vão, por todas as nações; e quando Cristo utilizou a palavra nações, estava falando dos gentios, que o plano de Deus para a salvação inclui tanto judeus como gentios.

Qual a mensagem que os apóstolos deveriam ensinar e treinar a toda criatura? Jesus ensinou que a mensagem que eles deveriam levar era uma palavra de arrependimento, isso fica evidente no Evangelho de Lucas: 

e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. ( Lc 24:46,47 ).

Os apóstolos entenderam muito bem, quando Cristo mandou que eles pregassem o arrependimento.  Podemos ver, vários exemplos deles trazendo uma mensagem dessa natureza as pessoas, das quais podemos destacar o sermão de Pedro no dia de Pentecostes, onde quase três mil almas foram salvas. Pedro no sermão, falou do sacrifício e ressurreição de Jesus, no final da mensagem as pessoas ali perguntaram o que eles deveriam fazer, veja o que Pedro responde:

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um , de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. ( At 2:37,38 ).

O apóstolo de Cristo incentiva as pessoas a se arrependerem dos seus pecados. Temos visto que, a forma moderna de evangelismo de muitas igrejas, tem perdido completamente o foco da igreja primitiva; onde não se vê mais uma palavra de arrependimento, mas sim expressões como: ( Jesus te ama, tem um plano na sua vida, vem pra Jesus que sua vida vai mudar ). O que encontramos nesse tipo de abordagem, é Jesus sendo apenas um produto. Essa não é uma forma bíblia de trazer pessoas à Jesus. Que possamos voltar ao modelo de Cristo e dos apóstolos de evangelismo.

4. Batismo. 
Nesse texto de Mt 28:18, Jesus não deixa de fora da Grande Comissão o batismo, mas deixa claro sua importância. Pode-se entender batismo em seu significado como, um rito de entrada. Quando uma pessoa era batizada, ela entrava para o corpo de Cristo; o batismo servia como um sinal e selo que essa pessoa fazia parte da comunidade da aliança da graça, e era a prova da sua união com Cristo Jesus. Portanto, Jesus ao enviar seus discípulos a pregarem o evangelho, deveriam batizar aqueles que recebesse a mensagem da cruz. Olhando para o livro de Atos, encontramos os apóstolos pregando e batizando aqueles que acreditava na palavra da cruz, eles cumpriram plenamente as palavras de Jesus. E essa ordem deve continuar até a volta de Cristo. Entende-se que o batismo não salva, mas ele serve como testemunho que certa pessoa agora faz parte da igreja. 

5. Ensinando - os a Guardar. 
Jesus ao falar da Grande Comissão, não disse aos discípulos para apenas ensinar, mas de guardar o que Ele ordenou ( Mt 28:20 ). Cristo Jesus coloca a incumbência sobre os apóstolos, não somente o dever de mostrar a verdade, mas de ensina-los a obedecer também. Claro que, para eles ensinarem a praticar o evangelho as pessoas, os mesmo deveriam ter conhecimento das palavras de Jesus, ou seja, esta familiarizado com os ensinamento do mestre. Sabendo disso, os discípulos colocaram em prática aquilo ensinado por Jesus, a prova disso encontramos em Atos 2:42,43: 

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

Nesse texto, deixa claro que os apóstolos de Jesus não somente ensinaram, mas também foram cruciais na parte da prática. Hoje a igreja de Cristo deve seguir esse padrão, doutrina e prática andam juntas. Paulo escrevendo para a igreja de Éfeso disse, que devemos seguir a verdade em amor ( Ef 4:15 ). Podemos assim, dizer que a essência da vida cristã está em praticar o evangelho. Portanto, conhecimento e obediência devem andar unidas. 

6. Estou Convosco Todos os Dias      
Após Jesus entregar o encargo para os discípulos de espalhar o reino de Deus , por todos os lugares. Cristo faz uma promessa: e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém. (Mt 28:20 ). Essa é tanto uma palavra de segurança como de conforto. Onde Jesus estava dizendo que, eles poderiam disseminar as novas do reino; que sua presença estaria no meio deles. Podemos ver isso em Mc 16:19-20:
  
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 
Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.

Veja que no texto mostra cooperando com eles o Senhor. Aqui encontramos uma perfeita harmonia com as palavras de Jesus em Mt 28:20, a presença de Jesus acompanhando os discípulos na grande comissão. A igreja deve agarrar essas palavras de Jesus, sabendo que o Senhor está com sua igreja nessa missão. Tenhamos essa confiança nEle. 

Conclusão.
As lições práticas, que podemos tirar da grande comissão colocada por Jesus são varias. Mas nessa passagem fica claro que é nossa missão levar o evangelho as pessoas que estão em nossa volta, seja na escolha; trabalho, família, etc. É nossa missão falarmos de Jesus, não somente com palavras, mas principalmente com nossas condutas e ensinar também a guardar as palavras dEle. A igreja de Cristo deve batizar aqueles que creram em Jesus como seu salvador, o batismo prova sua união com Cristo e que agora eles fazem parte do corpo de Cristo. Nessa comissão dada por nosso Senhor, devemos confiar em sua promessa, que Ele esta conosco todos os dias até a consumação dos séculos.  

Sidney Muniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário