quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Comentário Bíblico Mensal: Novembro/2017 - Capítulo 2 - A Prosperidade no Antigo Testamento




Comentarista: Leonardo Pereira

Introdução

Atualmente, em sua maioria extrema, em muitos ensinos e pregações ao redor do Brasil, se fala à respeito da prosperidade do Antigo Testamento, sendo trazida para os dias de hoje como um sentido pleno e válido. Devemos tomar cuidado com os textos e contextos bíblicos que são passados à nós, de modo a que estejamos sempre atentos à saber do que a Palavra do Senhor se trata sobre diferente aspecto (Jo 5.39a). Neste capítulo estudaremos sobre o que à prosperidade bíblica no Antigo Testamento e as mais variadas lições que aprendemos com este ensino. Roguemos ao Senhor que nos conceda uma capacitação bíblica cada vez mais de qualidade para sabermos discernir entre o ensino certo e o errado (Mt 7.21,22).

I. A Prosperidade no Trabalho

Deus abençoou a humanidade para que ela pudesse produzir frutos e viver com o resultado do esforço do qual o Senhor nos concede. Quando o Jardim do Éden foi criado, Ele assim que formou o homem (Gn 1.26,27), o colocou para trabalhar sobre a terra (Gn 2.7,8). Moisés também quando foi mencionado a Lei, cita a importância do trabalho: "seis dias trabalharás" (Ex 20.9; Dt 5.13). É importante que venhamos enfatizar o trabalho, ou a busca do mesmo pois como diz o salmista: "Pois comerás da obra das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem" (Sl 128.2).
Não também devemos esquecer do orfão da viúva e do necessitado, que sempre precisam de ajuda e não tem como, nem aonde recorrer. O Senhor sempre enfatizou a importância de ajudar essas pessoas: "Quando no teu campo colheres a tua colheita, e esqueceres um molho no campo, não tornarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos" (Dt 24.19); "Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa" (Dt 10.18).; "E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão" (Zc 7.10). Devemos sempre exercer a importância de fazermos o bem à quem mais precise pois há pessoas que necessitam e precisam de nós sempre. O Senhor afirmou que sempre haveria pobres na terra: "Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra" (Dt 15.11).

II. A Prosperidade na Família

A família tem um papel importantíssimo dentro do contexto do Antigo Testamento devido as suas bases instituintes. Em todos os períodos do Antigo Testamento, a família sempre se mostrou uma instituição muito sólida, cumpridora dos desígnios do Senhor, desde o Éden (Gn 1.28), no Egito com Joquebede protegendo o seu pequenino de ser morto e futuramente se tornando o homem que falara com Deus face à face: Moisés (Ex 2.2,3;Dt 34.10). A família tem como sua base, adorar à Deus (Js 24.15), estarem unidos (Sl 128.3), e sempre estarem protegidos e vigilantes com vários perigos que os rondam (Dt 22.8). Deus nos abençoa de modo grandioso visando edificar as nossas famílias de modo que conheçam ao Senhor de geração em geração (Sl 79.13; 90.1). 

III. A Prosperidade na Fidelidade com Deus

A fidelidade ao Senhor é um tema continuamente recorrente desde o Antigo Testamento. Ser fiel, nem sempre é sermos bem-sucedidos ou prósperos, mas é sabermos que o Senhor sempre tem estado conosco (Sl 46.7). É sabermos e entendermos que podemos confiar plenamente no Senhor e rogarmos que tire dúvidas, situações adversas que inundam nossos corações, de nós (Sl 51.7). Ser fiel ao Senhor é reconhecê-lo como Criador do Céu e da Terra (Gn 1.1; Ne 9.6), é amá-lo (Dt 6.5; 10.12) e adorá-lo continuamente (Sl 29.2; 96.9). Essa é a nossa prosperidade além do que vemos e ouvimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário