quarta-feira, 18 de abril de 2018

Depressão Profunda e Suicídio: Males que Afligem a Humanidade




Por Leonardo Pereira


O suicídio, um efeito bastante profundo da depressão, é uma realidade clara não somente para a população brasileira como para toda a população mundial. Esse grande malefício infelizmente tem se alastrado com grande impacto por inúmeros lares gerando um forte medo e desespero para todas as pessoas, especialmente para os lares cristãos.   O efeito que os levam a tal ponto é um momento de uma depressão profunda. Estima-se que só no Brasil, tenhamos mais de 2 milhões de casos de depressão por ano.

No final do ano passado para este ano de 2018, presenciamos na mídia as notícias de mais pastores, mulheres de pastores, e ainda, líder de equipes nas congregações entrando por um triste caminho de suicídio. O próprio jornal conceituado Extra em um artigo publicado pela jornalista Monica Bayeh trouxe uma matéria no início de Janeiro deste ano falando com franqueza a respeito dos pastores que suicidaram no ano passado trazendo uma reflexão seríssima sobre a gravidade deste presente tempo. Nas palavras da jornalista, ela diz o seguinte sobre se eles tinham fé em Deus ou não e ainda refuta o argumento de muitos espectadores midiáticos de plantão:

"Não. Claro que não. Não acredito nisso. Eles tinham Deus. Lutavam por seus fiéis. Mas sofriam escondidos. Um sofrimento tão grande que sangra a alma. Que esfola a vida. Que torna tudo sem gosto. Sem graça. Insuportável continuar. Pensar em ir em frente. A depressão atinge fracos e fortes. Os que acreditam em Deus e os ateus (...) Depressão só dá em quem está vivo. Todos nós estamos sujeitos a passar por ela. Ninguém está livre. Pode ser pastor ou ovelha. Rico ou pobre. Da cor que for. Ela não liga. Todos lhe interessam. Por que? Porque somos feitos de carne, ossos, dores e traumas. Somos feitos de quedas e lutas. De conquistas e perdas. E tem horas que dói além da conta. Mais do que a gente consegue suportar. Não porque a gente é fraco. Não é. Mas porque a gente pode estar doente. Isso faz a diferença. Pessoas saudáveis conseguem sofrer e superar. Sofrem. Dão a volta por cima. Vão meio mancando, mas vão. Pessoas depressivas não conseguem. Toda a vida vai sendo contaminada pela depressão. Dormem demais ou de menos. Comem demais ou de menos. Até tomar banho começa a ficar difícil. Sair de casa então? Nem pensar. Tudo é muito custoso". 2

Criador do Mapa da Violência, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz destaca que o suicídio também cresce no conjunto da população brasileira. A taxa aumentou 60% desde 1980. Em números absolutos, foram 2.898 suicídios de jovens de 15 a 29 anos em 2014, um dado que costuma desaparecer diante da estatística dos homicídios na mesma faixa etária, cerca de 30 mil.

"É como se os suicídios se tornassem invisíveis, por serem um tabu sobre o qual mantemos silêncio. Os homicídios são uma epidemia. Mas os suicídios também merecem atenção porque alertam para um sofrimento imenso, que faz o jovem tirar a própria vida", alerta Waiselfisz, coordenador da Área de Estudos da Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O sociólogo aponta Estados do Centro-Oeste e Norte em que a taxa de suicídio de jovens é maior, num fenômeno que os especialistas costumam associar aos suicídios entre indígenas: Mato Grosso do Sul (13,6) e Amazonas (11,9). 3

O pastor e escritor Hernandes Dias Lopes em um artigo aborda com grande clareza sobre este assunto de grande importância a todos nós e conclama um alerta a igreja para o perigo que paira sobre todos: a depressão profunda com desejo da morte:

"Há estudos que mostram que há mais suicídios do que homicídios no mundo. O suicídio é assassinato de si mesmo. O suicídio é antinatural, pois ninguém jamais odiou sua própria carne, antes a alimenta e dela cuida. Precisamos, porém, entender que Cristo é a nossa esperança. Ele é a esperança dos aflitos. Ele tem resposta para os desesperançados. A solução não é fugir de Deus saltando nos braços da morte; mas correr para Deus e fazer uma opção pela vida!" 4

Estudos mostram que a depressão tem sido a causa para um número enorme de suicídios no mundo. A depressão, nas suas várias formas clínicas, assume, hoje em dia, proporções inimagináveis. Ou talvez nem tanto, por existirem muitos casos diagnosticados como sendo de depressão, quando, de facto, se trata de outras situações. Ou por existirem muitas pessoas convencidas que sofrem de depressão porque tomam anti-depressivos. Ou pela enorme confusão entre uma tristeza saudável reativa às situações de vida e uma perturbação do humor com foros de patologia. Ou, ainda, pela absorção de uma evidência cultural moderna que nos impele à eliminação rápida e imediata de qualquer emoção desagradável, definindo essas emoções como doentias. 5

Isto tem sido um resultado da eminente chegada da pós-modernidade com os tempos trabalhosos ao redor de todo mundo (2 Tm 3.1-5), sabendo que o mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19). No entanto, a Bíblia que o Senhor é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Não é fácil o estado da depressão profunda na vida de uma pessoa, com o intuito de levá-lo ao suicídio. Não é fácil mesmo sair desta situação. Somente com a ajuda do Espírito Santo, podemos superar este momento desafiador em nossas vidas. Sabemos que há vida para todos nós (Jo 11.25) Sabemos que há luz para os nossos caminhos (Sl 119.105; Jo 8.12). Sabemos que há esperança para todos nós. Esta esperança está nas ternas e maravilhosas palavras de Jesus Cristo 6 quando ele disse: 

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mt 11.28-30).


Fontes:


1. CHAVES, Gilmar Vieira. Sentimentos que Aprisionam a Alma. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2016. Págs. 62-64.

2.https://extra.globo.com/mulher/um-dedo-de-prosa/os-tres-pastores-evangelicos-que-se-mataram-nao-tinham-deus-no-coracao-22253063.html - Consulta dia: 18/04/2018.

3. http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39672513 - Consulta dia: 18/04/2018.

4.https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/hernandes-dias-lopes-o-suicidio-e-contrario-autoridade-de-deus.html - Consulta dia: 18/04/2018.

5.  https://oficinadepsicologia.com/depressao/ - Consulta dia: 18/04/2018.

6. NEVES, Natalino das. Seu Reino não Terá Fim. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. Pág. 70.




Nenhum comentário:

Postar um comentário